quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Factor olfactivo

Tenho-me lembrado de dizer algo relativamente ao olfacto mas o adiamento deveu-se aos momentos fugazes que os mesmos são, curtos espaços de tempo e tem passado "ao lado".
No entanto hoje aconteceu mais uma vez e dada a minha disposição emotiva aqui vai...

O olfacto é o sentido mais misterioso para os cientistas, que tentam decifrar como moléculas gasosas, captadas pela mucosa do nariz, transformam-se em impulsos eléctricos que são arquivados na memória. Actualmente, cada vez mais se acredita que possa existir um “mapa” olfactivo e que certos receptores – estruturas presentes nos neurónios que funcionam como uma “fechadura” – sejam estimulados por cheiros – as “chaves” – específicos.

O facto do olfacto evocar recordações é quase científico. A verdade é que é um sentido muito arcaico, por algum motivo os animais o têm tão desenvolvido, e "vai buscar" as nossas memórias, também antigas...

Os seres humanos percebem o mundo fundamentalmente por meio dos olhos e dos ouvidos. Não prestamos tanta atenção aos cheiros. Provavelmente, isto pode ocorrer porque aprendemos que há algo de vergonhoso em relação a eles. O olfacto capta odores e liga-os a imagens, situações, recordações. Uma vez estabelecida, a chamada memória olfactiva é difícil de ser apagada, mesmo que a situação relacionada ao “cheiro” já tenha sido esquecida.

E agora revelo o que me tem acontecido. Existem um perfume que eu adoro, a primeira vez que o comprei foi mesmo há bastantes anos. Agora estou indeciso, não sei se o comprei ou me foi oferecido. Mas não interessa, neste momento relaciona-se muito com a minha pessoa. Ora, está um frio tremendo e ao aplicar o perfume (Hugo Boss Emotion) recordo-me do Natal, recordo-me de pessoas de outrora que me acompanharam na vida e por alguma razão recordo passeios no shopping, as tardes de Domingo a ver filmes no sofá, o aconchego de um certo bar, andar no carro acompanhado por alguém e ter o AC ligado para ficar um ambiente ameno...eu sei lá, tanta coisa que passa na memória como os frames de um clip de vídeo.
Interessante...

Sem comentários: