sábado, 1 de março de 2008

eBay, a "terra dos sonhos"


Desde que aprendi a mexer em transacções online, nomeadamente com o PayPal, que tenho feito umas compras brutais. Digo brutais para não dizer ao preço da china!
É verdade, na web podemos não visualizar, apalpar ou até vestir roupa mas tendo em conta alguns pontos, podemos fazer compras espectaculares, a um preço proibitivo cá em Portugal.

Ok, sou novo e tal, ligado às tecnologias de comunicação (até é o meu emprego) mas enfim, só há pouco tempo me dediquei a aprender a mexer com Mbnet e Paypal, sim porque não me meto em coisas mais banais, posso pagar uma taxa de 1€ ou 1.5€ por cada transacção mas não interessa, a segurança aplicada é super eficaz, não ando a dar o nº de cartão de crédito a ninguém!

Falando sobre um pouco do eBay, sim, a mais espectacular montra de produtos em toda a web, temos duas hipóteses de compra:
- ou a particulares;
- ou a lojas.
Costumo sempre comprar a lojas. Digamo que as lojas não são nada mais que particulares mas como são power-sellers (vendedores muito activos) podem criar uma loja eBay.

Agora umas dicas que aprendi e claro, estou sempre a aprender mas até agora tenho o prazer de dizer que nunca fui burlado, até pelo contrário, alguns portes ficam bem mais baratos e nalguns casos grátis!
Bem, vamos às dicas:
- procurar em lojas, o endereço no eBay começa por stores. Eu ando mais no espanhol e é: http://stores.ebay.es
- fazer a pesquisa a meio da página, lá em cima procuram em todo o lado, no meio é só nas "lojas".
- vão consultado artigos que gostem, sei lá, uma possível compra
- ao seleccionar um artigo vejam o feedback do vendedor, é ao lado direito, tem o nome do vendedor e ao lado um nº e estrela. Cliquem nesse nº e podem ver o feedback. Menos que 95% descarto logo, por acaso tem calhado ou 100% positivos ou no mínimo foi 98.7%. :D
- antes de andar no eBay podem criar uma MBnet, eu crio na CaixaDirecta, é a "cena" online da CGD. Depois vou ao site http://www.mbnet.pt e faço o login. Depois vejo o nº do cartão virtual, vou ao paypal e adiciono, simples.
- leiam bem a descrição do produto e tudo o que pode envolver em termos de envio ou pagamento.
- caso lá diga que não enviam para PT não liguem, comuniquem com o vendedor (escrevam na linguagem dele) e pronto, tiram as duvidas.
- costumo comunicar cordialmente com todos, é uma boa estratégia. Também nunca tive razão para falar menos bem portanto, espectáculo!
- façam a compra no último minuto, caso seja possível. Já ganhei leilões em que meti mais 10 cêntimos ahahahahahahahah Como foi quase ao acabar pumba, é meu! No último produto meti mais 1 cêntimo, sim, é verdade, estava a 89.99€ e eu meti 90€.
- alguma duvida escrevam aqui como comentário ou caso me conheçam, perguntem!

Depois começam a receber vocês mesmos votos de feedback dos vendedores, o vosso papel claro, compradores.
Exemplo de feedbacks meus:
"Excellent Buyer A++. Your item has been shipped. Thanks a lot !"
"Respuesta y pago rápidos. Perfecto. Muchas gracias."
"Fantástica comunicación. Es un placer hacer negocios con este usuario."

E claro, isto sobe a consideração para todos, como vocês ao comprarem a um vendedor com óptimo feedback.

Boas compras, tanto como as minhas!

Sem comentários: