terça-feira, 8 de julho de 2008

Caralho (lenda urbana)

Caralho, segundo uma lenda urbana sem qualquer fundamento mas bastante difundida na internet, seria na verdade o nome que se dava, nas antigas embarcações, como as caravelas usadas nos Descobrimentos portugueses e espanhóis, à cesta onde ficavam observadores a mirar o horizonte em busca de sinais de terra ou de outras embarcações.

O cesto da gávea, por exemplo, seria o caralho que ficava neste mastro, que, nas embarcações que a possuíam, era a mais alta e, portanto, o ponto de melhor observação.


Ir para o caralho
A expressão, ofensiva, seria, segundo a lenda, originária do castigo de se remeter o marinheiro ao incómodo posto de observação, no mastro principal e maior, onde estaria sujeito às intempéries e ao balançar excessivo.


Possíveis explicações
Em sites em espanhol existe a versão original para o mito, tal como se encontra no português. O termo carajo encontra várias acepções chulas e, sendo bastante utilizado como interjeição, passaria a ter uma origem etimológica menos ofensiva.

O humorista venezuelano Laureano Márquez, assim exprime-se:

"Ahora bien, según el lingüista y navegante Emilio Lovera, carajo es la parte más alta de observación de las antiguas carabelas (y que estaba apoyada en la verga, lugar en el que se hallaba Triana, por cierto, el 12 de octubre de 1492. De allí viene aquello de creerse “la verga de Triana”). El carajo venía a ser, pues, un sitio de castigo: quien allí era enviado, estaba expuesto a toda clase de calamidades, no solo a la inclemencia del tiempo, sino al punto de mayor movimiento del barco con los consiguientes mareos."
..............................................................................................


É ou não é interessante ãh? Temos de saber um pouco de tudo!

Sem comentários: